Corrigindo: FILOSOFIA SE VIVE!!!

Em 1995 quando entrei na faculdade meu professor de filosofia era uma figura!!! Chamado professor Cinel, um homem que parecia o Papai Noel, mas que não era nada bonzinho. Ele nos olhava com uma cara de CRUZES!!! imagina, ele, um senhor, quase se aposentando e nós um monte de adolescentes cheios de hormônios, mais nada... Bom, mas isso não importa. Importa que ele era o professor de filosofia e tentou nos falar sobre os alicerces que hoje me fazem muita falta, me sinto uma burra... e nós...nada!!! ai que raiva!!! é claro que sempre fica alguma coisa e acabei descobrindo as aulas de filosofia em mim quando me vi trabalhando para pessoas menos favorecidas... não sei se é a forma politicamente correta de tratar.
Imagine-se cego, ou mudo, ou surdo, ou ouvindo grego... é assim que as pessoas que não tem educação percebem a vida... a impressão que se tem é a pior possível: mulheres, mães, avós, jovens, velhas... em sua maioria a margem do mundo.
Obvio, como diz a mãe de um amigo, alfabetizadas na medida certa para não questionar...
Fico muito indignada quando pessoas capazes de fazer suas opções optam por serem desonestas, ou omissas... e lá vem a aula de filosofia...
Nós podemos e devemos optar, respeito as crenças, eu também creio, mas acho que além de crer, nós precisamos fazer alguma coisa para melhorar o mundo que nos rodeia. Pensar e pensar, não aceitar idéias prontas... olha a filosofia...
Penso, logo existo - René Descartes -
Lindo, para mim, hoje, a frase diz tudo.
Nós, seres pensantes, devemos para sociedade uma resposta.
Toda a notícia terrível do jornal nos informa que somos falidos.
E, segue o baile, a humanidade parece muito a minha turma do primeiro ano de faculdade: um monte de adolescentes descontrolados...

Comentários

Marina Abreu disse…
essas aulas, definitivamente, tinham que ser ao final do curso. Ou talvez,5 anos após o final do curso. É, cinco anos após o final do curso. Definitivamente.

:)

Postagens mais visitadas